You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

SPA – Parte II

SPA – Parte II  -  Piracaia Mais

--2011/06/20
No artigo anterior apresentamos o que seria a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Nesta semana iremos apresentar as consequências dessa síndrome.

A SPA faz com que as teorias educacionais e psicológicas quase não funcionem, porque, enquanto os professores falam ("gritam!"), os alunos estão agitados, inquietos, sem concentração e, ainda por cima, viajando nos seus pensamentos. Os professores estão presentes na sala de aula e os alunos estão em outro mundo.

Por quê?

Cada vez mais, crianças, adolescentes e jovens apresentam vulneráveis a conflitos psicológicos, estando suas infâncias adoecidas e expostas a um turbilhão de estímulos, superexcitando os sítios cerebrais e, ao mesmo tempo, tornando suas emoções completamente desprotegidas das exigências da "vida moderna", desencadeando uma elevada velocidade na construção de pensamentos, sendo esses, desorganizados e completamente desprovidos da crítica, diminuídos na concentração e elevados nos índices de ansiedade, provocando irritabilidade, esquecimentos, aversão a rotinas, sofrimentos por antecipação e sintomas psicossomáticos, como dores de cabeça, dores musculares, gastrites e taquicardia. Diante disso, o atual momento vivido pelas instituições de ensino é de que por mais tentem implementar as mais variadas abordagens teóricas, os alunos (as) estarão em "rota de colisão", completamente desprovidos de alicerces que os capacitem quanto à compreensão e controle de seus comportamentos.

O que fazer?

Não há dúvidas, que o ato de lecionar e a própria educação estão imersos numa grande crise, afinal, as abordagens teóricas e as políticas públicas não estabelecem meios para se trabalhar adequadamente os fenômenos que constroem os pensamentos, nem mesmo como trabalhar as áreas mais nobres da inteligência, protegendo as emoções e estimulando a capacidade de pensar antes de reagir, estruturando, dessa maneira, os conflitos mentais existentes em nossas crianças, adolescentes e jovens. Portanto, é necessário que nossas vaidades teóricas sejam avaliadas, pois, inevitavelmente, algo não está dando certo e as conseqüências estão aí diante de nossos olhos, impressos no consumismo exagerado, nas mais variadas formas de violência, entre elas, o Bullying, no vertiginoso índice explícito na depressão e consumo de drogas, bebidas e cigarros, além da banalidade do sexo, e não estou falando de personalidades adultas, mas sim, adolescentes! É preciso que pais e professores façam algo o quanto antes, dizer que "antes que seja tarde demais", não é redundância, mas um fato! Pense nisso e até semana que vem!

vagando na net https://www.vagandonanet.com.br/painel/widgets<-->