--2011/07/10
Ouvimos com frequência a expressão "foi mordido pela mosca azul" ou "cuidado com a mosca azul", mas afinal, o que quer dizer essa expressão?
Duas características aparecem associadas ao termo: o apego ao poder e a vaidade. É como que ser "mordido pela mosca azul" levasse a um estado de alucinação, em que a "vítima" perde a noção da realidade. Machado de Assis possui um poema com o título de "A Mosca Azul" que versa sobre uma mosca com "asas de ouro e granada", "refulgindo ao clarão do sol".
O próprio inseto dizia: "Eu sou a vida, eu sou a flor, das graças, o padrão da eterna meninice, e mais a glória, e mais o amor". Ainda no poema, um pária (homem da mais baixa classe do sistema de castas da Índia) observando a beleza da referida mosca, ficou "deslumbrado de tudo". Passou a ver na mosca o próprio rosto e a sonhar com poder e riqueza.
Julgando estar diante de um tesouro, aprisionou a mosca, levou-a para casa e dissecou-a, ocasionando a sua morte. No final, o poema diz que o pária enlouqueceu e "que não sabe como perdeu a mosca azul".
Tal poema nos mostra que o homem viu na mosca o seu reflexo, projetando sua própria vaidade, tal e qual àqueles (as) que utilizam da estrutura do poder com autoritarismo e que certamente não concordariam filósofo chinês Confúcio (século 5 e 6 a.C.), que alertava sobre a transitoriedade do poder e da riqueza dizendo: "se tiverdes acesso à fama, comporta-te como se estivesse a receber um hóspede.".
Eleições 2012
Eis o motivo pelo qual que escrevo este artigo. Como a reforma eleitoral não acontece, a cada dois anos tem uma nova eleição, portanto vivemos em clima de eleição todo o tempo.
Agora mesmo, estamos a um ano e três meses do próximo período eleitoral, que vai ocorrer em outubro de 2012, quando serão eleitos Prefeitos (as), Vereadores (as). Já se observam movimentações, no sentido de se fazer coligações, e de surgirem os lançamentos das pré-candidaturas.
A temperatura política já começa a subir entre os pretensos candidatos e candidatas. Alguns nomes já aparecem aqui e ali (sempre os mesmos nomes!), quem deixou o poder quer voltar, quem está quer permanecer e muitos desejam imensamente sentir o "gostinho" de serem picados pela mosca azul. Partidos políticos de maior expressão e seus coligados começam a agir em suas bases eleitorais, no sentido de "abocanhar" a Prefeitura e a maioria na Câmara. Infelizmente, em sua maioria, esses partidos não passam de oligarquias políticas (para quem não sabe oligarquia é quando um pequeno grupo de pessoas: de uma família, de um grupo econômico, de um sindicato, de um partido governa um país, estado ou município).
Uma das características desta forma de governo é que interesses políticos, sociais e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria, isto é, o bem estar e a qualidade de vida da população são apenas um detalhe, como diria o deputado Justo Veríssimo, personagem de Chico Anysio.
Que esta reflexão, ajude você, desde já, a escolher candidatos e candidatas que não deixem florescer em si a mosca azul.
vagando na net https://www.vagandonanet.com.br/painel/widgets<-->