You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

Você já mentiu hoje?

Você já mentiu hoje?  -  Piracaia Mais

--2012/07/01
Você já mentiu hoje? Seja honesto! No dia da mentira, comemorado em 1º de abril muitos brincam com a criação de notícias impossíveis e se divertem com o mundo do imaginário.

Porém, é importante refletirmos como temos lidado com a mentira nos outros 364 dias do ano. Mentirosos não têm medo de que as pessoas desconfiem e não precisam de muito esforço para fazer isso. A mentira já foi tema da revista Scientific American, que citou o trabalho de pesquisadores da Universidade de Portsmouth, cujo argumento era de que somos capazes de dizer cerca de 200 mentiras diariamente e mentimos a cada 20 minutos. Além disso, descreveu algumas características típicas de mentirosos, podemos dizer que um:


Manual dos Mentirosos

São manipuladores e possuem mais facilidade em mentir. Conseguem se expressar bem: dão impressão de honestidade porque seu comportamento sedutor desarma suspeitas. Conseguem esconder facilmente as emoções, mentirosos costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. São eloquentes: eles conseguem confundir mais facilmente as pessoas com jogos de palavras e enrolar mais nas respostas caso lhe perguntem algo que exija outras mentiras. São bem preparados: mentirosos planejam com antecedência o que vão fazer ou dizer para evitar contradições. Pensam rápido: para improvisar bem, é preciso pensar rápido. Bons mentirosos conseguem pensar em uma saída rapidamente. São criativos: eles conseguem pensar em saídas e estratégias que você nunca imaginaria. Mas não se deixe levar pelo seu brilhantismo, afinal, é isso o que eles querem.


Pega na Mentira

Na época da Jovem Guarda, Erasmo Carlos fez sucesso com a música "Pega na Mentira", que mais do que mentiras demonstrava a necessidade de se buscar e falar a verdade. Não é necessário dizer que a verdade sobressai em qualquer que seja a circunstância. Quando falamos a verdade, não corremos o risco de mais tarde, passar por uma situação difícil. E termino com uma história: "À véspera de uma prova, quatro alunos resolveram "chutar o balde". Iriam viajar faltar à prova e então, "dar um jeitinho" com o professor para fazerem a prova quando retornassem. Na terça feira, chegando à escola, dirigiram-se ao professor e argumentaram: "Tivemos que viajar no final de semana, e só retornamos na tarde de ontem. Na viajem, mil problemas nos acercaram, dentre eles, um pneu que furou e não conseguimos consertá-lo a tempo de chegarmos para fazer a prova de ontem. Será que o senhor poderia aplicar a prova hoje?". O professor, sempre compreensivo respondeu-lhes: "Claro. Vocês podem fazer a prova hoje após o almoço sem problema nenhum". Os alunos voltaram para casa e estudaram bastante toda a matéria pedida pelo mestre. Uma vez com tudo na cabeça retornaram à escola. Lá chegando o professor colocou-os em salas diferentes e entregou a prova que valeria 10 pontos e contava com apenas duas perguntas. Quando os alunos pegaram a folha sorriram por dentro achando que se dariam bem nos dez pontos, mas, quando leram as perguntas foram surpreendidos. A primeira pergunta tratava da matéria a qual o professor pedira para que todos estudassem, mas a segunda, que valia nove pontos, perguntava qual pneu do carro em que viajaram no final de semana furou. Tamanha foi a surpresa dos alunos. Não precisava muito esforço para saber que somente uma coincidência muito grande os faria acertar aquela questão. Um tanto envergonhado, um dos meninos chamou o mestre e contou-lhe a verdade. O mestre pediu-lhe que respondesse a primeira pergunta e caso estivesse certa, lhe daria os 10 pontos. Os demais meninos não conseguiram resolver a prova e acabaram ganhando nota 1" Pense nisso e até a próxima semana!

vagando na net https://www.vagandonanet.com.br/painel/widgets<-->