You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...




Como Protestar um Cheque

26-08-2017

Como o cheque é um título de crédito, ele pode ser legalmente protestado para evitar prejuízos financeiros, e esse é o primeiro meio mais rápido que pode ser feito enquanto o cheque ainda não estiver prescrito.

 

Para protestar você precisa ir ao Cartório de Registro de Protestos com o cheque em mãos, já carimbado pelo Banco. Fique atento que o Cartório deve ser na praça de pagamento do cheque, ou seja, na mesma cidade que está escrita no cheque, ou na do domicílio do devedor.

 



É interessante que se tenha o endereço do devedor para acelerar o procedimento. Então, será registrada a reclamação e serão cobradas as custas do registro.

 

O devedor receberá uma carta avisando que o cheque foi protestado. Quando o devedor for pagar, o Cartório irá cobrar dele essas custas e devolver para o reclamante do protesto o valor do cheque e o valor das despesas do registro. Geralmente, o reclamado tem o prazo de 15 para pagar.

 


O protesto não obrigada o devedor a pagar, mas ele será negativado nos registros de proteção ao crédito (SPC e Serasa) caso não pague. Então é bem possível que pague.

 

 

Para poder controlar de forma eficiente a Sistema Descomplicado desenvolveu um software para controle de cobrança de títulos, que armazena de forma segura as informações, faz a correções monetárias, juros, multa, conta com controle de relatórios de dividas, controle de acordos e pagamentos. Veja mais detalhes do sistema neste link.

Vagando na Net