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Mostre esse vídeo para seu funcionário no primeiro dia - Orientações para saber se um e-mail é falso

Mostre esse vídeo para seu funcionário no primeiro dia - Orientações para saber se um e-mail é falso -  Piracaia Mais

--13/06/2022
Vou mostrar dicas de como identificar uma mensagem falsa para que vc delete-a imediatamente

Golpistas estão enviando e-mails falsos para tentar roubar informações como login e senha de bancos dos usuários menos atentos.

Quando conseguem estas informações, invadem sistemas e podem causar desde constrangimentos e contratempos até enormes prejuízos financeiros.



Sempre que receber uma mensagem observe se:



1) A mensagem é dedicada a você?

Ao visualizar o e-mail veja se o seu nome está citado nele. A ausência do seu nome sugere que a mensagem seja falsa e que pode ter sido enviada para várias outras pessoas de forma automática.



2) O assunto é coerente com você, sua vida ou seu trabalho?

Golpistas utilizam-se de assuntos genéricos e obtém sucesso se, pelo menos, uma pessoa acreditar e responder a mensagem informando login e senha.

Alguns exemplos destes golpes:

Mensagens com assunto "Verifique sua conta de e-mail hoje", "Sua Caixa Postal será bloqueada", "Estou te enviando nossas fotos" ou similares. A mensagem tenta parecer que veio de sites ou aplicativos que você usa com frequência ou de pessoas conhecidas.

Mensagens com assunto “Fotos da festa de ontem” ou similares. Pessoas que frequentaram festas recentemente poderão se interessar e clicar para ver as supostas fotos. Quando clicarem serão encorajadas a informar login e senha ou instalar algum programa e pronto o golpe estará concretizado.

Mensagens com assunto “Multa de trânsito” ou similares. Se você suspeita de ter feito algo errado com o seu veículo e recebe uma mensagem com este assunto, provavelmente você desejará clicar no link. Pesquise e saberá que o Detran não notifica ninguém por e-mail sobre multas, licenciamentos, etc.



3) O remetente está claramente identificado ?

No final de uma mensagem corporativa deve ter uma assinatura que geralmente contém:

Nome completo do remetente; Empresa em que trabalha e cargo ocupado; Telefone e e-mail de contato; Logomarca da empresa Se estiver em dúvida, considere usar o telefone para questionar se essa pessoa realmente enviou a mensagem para você.



4) Atente-se à qualidade na escrita, formatação e imagens:

Essa é uma regra básica: bandido não costuma se importar com a excelência. Se ele gostasse de estudar, não aplicaria golpes.

Fique de olho em erros gramaticais, formatação sem padrão (mensagem bagunçada), imagens com qualidade ruim ou em desarmonia com o contexto geral.



5) Informações sigilosas são solicitadas?

A senha é um dado pessoal, sigiloso e nunca deve ser compartilhada: não seja inocente! Além dela, não envie nome completo, documentos pessoais (RG, CPF, etc) ou endereço residencial se não tiver certeza do que está fazendo.

Lembre-se que a Receita Federal, Detran, instituições bancárias, etc não solicitam senha dos usuários.



6) A mensagem contém links suspeitos ou incorretos ?

Golpistas costumam enviar links falsos nas mensagens. Você lê um endereço mas ao passar o mouse sobre o link (sem clicar) é exibido outro endereço.

Por exemplo, uma mensagem supostamente vinda do Banco do Brasil que contém um link para site do banco: o texto apresenta o endereço www.bb.com.br mas ao passar o mouse sobre o link (sem clicar) é exibido o endereço www.bancodobrasil.com.br que é falso. Os usuários menos atentos podem não perceber a diferença e ao informar seus dados bancários caem no golpe.



7) O endereço de e-mail do remetente é suspeito ou incorreto ?

Ainda sobre o exemplo do Banco do Brasil, um endereço de e-mail coerente seria nome.sobrenome@bb.com.br. Desconfie se encontrar remetentes como bancodobrasil@gmail.com, bancobrasil@hotmail.com, etc.

Instituições bancárias e empresas de médio a grande porte não utilizam serviços gratuitos de e-mails como Hotmail, Outlook, Gmail, etc.

Também é muito comum você receber um e-mail do seu próprio e-mail.

Se você não tiver certeza de que a mensagem é real, ligue na Central de Atendimento da empresa e questione.

Se o Vídeo te ajudou apoie o canal se Inscrevendo e dando aquele Joinha no vídeo.



Você também pode fazer um PIX de qualquer valor no email sistemadescomplicado@hotmail.com

Obrigado.



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